Mantenha a manutenção do carro em dia

Conduzir um veículo sem que você tenha segurança do quão bom ele está é uma circunstância bastante desagradável, não é mesmo? A fim de auxiliar você, separamos algumas informações para que você possa ficar antenado na manutenção preventiva e corretiva e da relevância da conservação do seu veículo!

Calibragem de maneira errônea gera despesas ao motorista

Para o motorista, o maior problema dos pneus mal calibrados é a falta de firmeza e oscilações no volante. Para o carro, a baixa quantidade de pressão causa desgaste antecipado de peças da suspensão e dos próprios pneus.
Ainda por cima, existe o consumo excessivo de combustível. Porém não é simplesmente a baixa pressão que provoca falhas nos pneus. Encher além do que é indicado é outro descuido.
Pressão exagerada ocasiona bastante desgaste da banda de rolagem e prejuízos ao alinhamento do automóvel.
Mais uma dica preciosa é jamais calibrar os pneus após um grande trajeto.
A temperatura elevada faz com que eles aumentem seu tamanho, dessa maneira não apresentando o verdadeiro número da pressão do interior da borracha.
A calibragem necessita de ser feita toda semana ou, apenas, a cada 15 dias.

Problemas durante a frenagem? Saiba como descobrir!

1 – Espessura Há um material de atrito das pastilhas com o disco de freio, sua espessura deve ser de tamanho igual ou superior a 3 milímetros.
Empresas com especialidade em freios são aptas a fazer esta mensuração e apuram se está abaixo do indicado.
2 – Duração da frenagem Caso o carro esteja mostrando uma menor eficácia no ato da frenagem ou levando um tempo maior para parar, o sugerido é averiguar as pastilhas.
3 – Pedal Baixo É necessário que o pedal de freio desça até a metade e em seguida dar a impressão de que se chocou em algo maciço. Caso o pedal esteja descendo mais fundo que o habitual procure uma empresa especializada.
4 – Painel de luz Certos carros são equipados com uma luz no painel a qual sempre acende quando a pastilha está desgastada. Caso ela acenda, óbvio que está no momento de repor as pastilhas de freio.

Largura dos pneus impacta na condução do veículo

manutencao-carro, Todo pneu tem referências encontradas nas partes laterais as quais estão relacionadas as medidas de largura, a dimensão do aro, o limite de carga sustentado, etc.
Todos esse fatores influenciam diretamente na qualidade de dirigibilidade do seu veículo. Um pneu mais grosso vai ser mais duro, isto é, mais firme.
Esse padrão de pneu é o mais ideal para veículos de grande carga e também para os que apresentam grande potência e torque. A largura e consequentemente a dureza dos pneus evitam a perda de tração ao dirigir o veículo. É necessário prestar muita atenção quando trocar os pneus do seu veículo.
Visto que com medidas exageradas podem gerar muitos prejuízos na condução do seu automóvel. Os fabricantes fornecem as orientações dos pneus que devem ser usados em seu veículo, assim garantindo uma experiência mais agradável para você conduzir.

Amortecedor gasto, motorista EXAUSTO!

amortecedor-carro, Em vários casos, a importância essencial não é dada ao amortecedor do carro por ele não mostrar-se tão evidente. Porém, temos de levar em conta que é por causa dele que temos segurança e maior conforto no interior dos nossos veículos. Segundo a pesquisa elaborada pela Monroe, o gasto do amortecedor atua direto na fadiga do motorista, em que um amortecedor com apenas metade de eficiência pode aumentar em vinte e seis por cento o cansaço do condutor. Além do cansaço, os testes da Monroe declararam que a condição ruim dos amortecedores, influencia inclusive na frenagem, no qual é possível adquirir um adicional de 2,5m no momento da frenagem. Desse modo, contamos com uma adição notável nas chances da ocorrência de um acidente. Portanto, é essencial que seja feito uma revisão nos amortecedores do veículo a cada 10 mil km dirigidos.

Saiba os principais sinais de desgaste em um amortecedor

Travagem: O ato de conduzir o seu automóvel com os amortecedores muito gastos expande o distanciamento de travagem do seu carro.
A iluminação do veículo: A partir do momento que os amortecedores não estão em condições boas, os faróis dianteiros oscilam e não iluminam as ruas de uma maneira proporcional.
Os pneus: os amortecedores, a partir do momento que encontram-se gastos, aumentam a avaria dos pneus e evitam que estes se adiram de uma forma apropriada ao asfalto.
Desempenho no percurso: No tempo em que sente que o seu automóvel começa a “fugir” nas curvas, ou que vibra nas situações em que enfrenta uma ventania mais intensa.
A condução do veículo: no momento em que a direção do carro permanece fora de alinhamento depois do motorista realizar uma curva. O volante tem dificuldade na hora de retornar para o seu posicionamento de origem e o motorista é “constrangido” a realizar o alinhamento das rodas do veículo.

Veja a maneira de detectar se o amortecedor do veículo está estourado

De fundamental importância para o movimento dos carros, os amortecedores funcionam para primordialmente preservar as rodas em contato com o solo e auxilia na absorção dos impactos sofridos pela lataria nas ruas com muitos buracos das cidades grandes.
Os principais efeitos de um amortecedor estourado são:- Resposta insuficiente da direção, rigidez ou barulho excessivo;
– Vazão frequente de fluido do amortecedor ou da estrutura da suspensão;- Amortecedor com batidos ou avariado;
– Inclinação em grande quantidade ou variabilidade ao longo da frenagem;
– Oscilações ou inclinação toda vez que muda de faixa;
– Desgaste de maneira irregular das rodas;
– Direção muito rígida, anormal ou oscilante;
Fique atento se o seu veículo manifesta alguns destes problemas. Se manifestar, busque imediatamente uma oficina e realize a troca das peças.

Saiba quatro dicas para não errar com o óleo do veículo

1 – Tempo de troca de óleo

Ela deve ser efetivada no período recomendado pelo fabricante. Essa informação está muito nítida no manual do comprador. Se você ainda não sabe, dê uma lida no manual.

2 – Completar o nível de óleo

Durante o uso do automóvel, o óleo baixa um pouco em razão das folgas do motor e a queima parcial no compartimento de combustão. Dessa forma, enquanto não chegar a hora da troca do óleo, deve-se completar o nível. Não há nada de errado nisso.

3 – Filtro de óleo

Cada vez que realizar a troca de óleo, o filtro de óleo também deve ser trocado. Isto dará garantia que seu motor não fique impregnado por impurezas.

4 – Óleo preto

Esqueça aquela história de que óleo escuro é sinônimo de velho. Pelo contrário, se estiver escuro é sinal que está lubrificando de forma certa. O que deve ser percebido são os períodos de troca os quais são evidenciados no manual do comprador.

Falhas na mecânica ocasionam dificuldades no momento da mudança de marchas

Em certos momentos, a complexidade no engate das marchas é um defeito mecânico, veja:
Cabo de embreagem – O principal indício do cabo de embreagem com defeito é na ocasião em que o pedal fica duro.
Fluido de embreagem – Nos carros que apresentam sistema hidráulico de embreagem, é necessário realizar a conferência do fluido e seguir a orientação da montadora com relação a trocas.
Estrias do disco – A falta de lubrificação ou a presença de ferrugem do eixo piloto causa interferência no deslocamento do disco.
Platô – A abertura do platô de embreagem fica danificada no tempo em que uma ou mais chapas tangenciais estão deformadas. Rolamento do eixo piloto – No momento em que está avariado, produz ruídos ao longo do acionamento da embreagem e ao arrancar com o carro.
Óleo na caixa – Se não substituído de acordo com as especificações, a caixa pode ocasionar barulhos e desgaste demasiado em suas engrenagens.

Catalisador com mau funcionamento aumenta consumo de combustível

O catalisador é o principal elemento do automóvel responsável pela diminuição de poluentes no meio ambiente. Além de ser obrigatório pela legislação, ele é fundamental para o exato funcionamento do motor.
Em circunstâncias de funcionamento irregular, o carro sofrerá com aumento no gasto de combustível. A melhor maneira de manter o catalisador é executar satisfatoriamente a manutenção preventiva.
Motor desregulado, velas com impurezas e injetores de combustíveis com defeito situam-se entre os grandes vilões do catalisador.
O uso de combustível adulterado também é capaz de afetar o dispositivo. Caso o catalisador esteja com problema, o condutor é capaz de perceber os efeitos, além do gasto em excesso.
Os mais frequentes são: aceleração com lentidão, arranque difícil e queda na potência em velocidades próximas aos oitenta quilômetros por hora.

Combustível de Fonte Questionável Pode Obrigar Lavagem no Tanque

Abastecer com gasolina duvidosa tem a possibilidade de obrigar a lavagem do reservatório. Em automóveis fabricados anterior ao ano 2000, a lavagem era bastante sugerida.
Nos dias atuais, caso o combustível usado seja de boa procedência, não há precisão de praticar a limpeza do reservatório.
Caso você venha a utilizar combustível de proveniência incerta e detecte alguns inconvenientes no carro, procure ajuda de um especialista para limpar o tanque.
A impureza depositada no tanque tem possibilidade de ir junto com o combustível para o motor e afetar os demais componentes. O mais habitual é gasolina com bastante quantidade de álcool, que pode gerar sérios problemas a carros os quais não são flex, mas ainda há combinação com substâncias proibidas, além de etanol e diesel com excesso de sujeira.

Cuidados com a caixa de embreagem reduzem o desgaste

cuidados-com-carro, – Previna não deixando o carro engrenado no momento em que estiver parado.- Em momento algum descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco.
– Não arranque com o carro engrenado na segunda marcha. Sempre use a primeira marcha ao iniciar o deslocamento e assim por diante.- Ao reduzir ou aumentar a velocidade, mude de marcha gradativamente, sempre regular e conforme as rotações do motor.
– Considere ajustar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o veículo para arrancar. Acelerando demais e soltando pouco a embreagem, acontece a famosa “queimada da caixa de embreagem”.
– Caso o carro encontre-se em um local inclinado, em um morro, por exemplo, não use a embreagem/acelerador com finalidade de segurar o carro. Use o freio de mão para essa finalidade.

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