Suspensão de carro? Veja coisas relevantes

Você em certo momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho convicção disto! Entretanto, na ocasião em que falamos em suspensão, você deduz que é meramente uma mola relacionada à roda do veículo. Não é? Errado! Veja o porquê!
Nós vamos falar aqui ligeiramente mais em relação aos três modelos de suspensões , no sentido de ajudar você a fazer a mais apropriada seleção para seu querido automóvel.
A suspensão merece a sua atenção, pois é um dos sistemas mais importantes para o exato funcionamento de um veículo. É justamente ela quem garante a estabilidade do carro e absorve os impactos do carro com o chão, possibilitando um maior conforto ao motorista e os acompanhantes.
É bem essencial que o motorista fique atento ao desempenho da suspensão de seu automóvel e a mantenha com as suas adequadas revisões.
Em território brasileiro, os 3 principais e mais frequentes modelos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Mas, muitas pessoas não entendem adequadamente como atuam esses três tipos de suspensão, as essenciais propriedades e diferenças.

Suspensão a ar

suspensao-ar, A suspensão a ar está cada vez mais popular e dentro do pensamento daqueles que querem rebaixar o seu automóvel, entretanto quem acha que ela é uma descoberta recente, está inteiramente equivocado!
Ela existe desde os anos 40, data em que se buscava uma saída para aperfeiçoar a estabilidade dos carros de competição nos Estados Unidos da América.
A primeira suspensão a ar confiável a ponto de manifestar uma utilidade prática foi criada pela Firestone principalmente para o último protótipo Stout Scarab Experimental, exibido no período de 1946, que inclusive foi o primeiro veículo com carroceria de fibra de vidro no mundo.
O princípio era idêntico aos dos sistemas contemporâneos: quatro bolsas de ar substituíam as molas convencionais, e possuíam sua pressão regulada por 4 pequenos compressores unidos a cada uma das bolsas.
Essencialmente, a suspensão a ar é o utilização de bolsas de material elastômero, usualmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, inseridas em conjunto ou trocando a suspensão mecânica original de um veículo. São exibidas em vários formatos, tamanhos e quantidades de carga.
Estas bolsas de ar são capazes de ser infladas deslocando o agrupamento original a fim de compensar uma carga a mais nivelando o veículo.
No lugar das molas são colocadas essas bolsas de ar que irão fazer o ajuste de altura do veículo. Ao restringir o ar, o automóvel levanta e no momento em que o conjunto é acionado outra vez, o ar é despejado do interior das bolsas para o lado de fora, fazendo desta forma com que o veículo se rebaixe totalmente.
Contudo, tem a indispensabilidade de um sistema o qual controle a estatura de rodagem. Esse dispositivo se chama válvula niveladora, o qual preferencialmente tem que ser eletrônica, uma vez que o condutor dificilmente é capaz de executar essa ajustagem.

PROS

  • Ajuste de altura e manuseio em tempo real. Lombadas tornam-se obsoletas!
  • Manutenção de componentes baixos e caros e prevenção de avarias ao chassi.
  • Molas de ar progressivas, demasiadamente iguais às suas molas helicoidais.
  • Níveis reguláveis das molas.
  • Altamente flexível.
  • Não há outro jeito de obter uma altura rebaixada e manter-se funcional.
  • Adaptação rápida a aumento e variação de peso.
  • Reduza a altura do automóvel sem sacrificar a qualidade da condução.
  • Chamar atenção em qualquer lugar que estacionar!

DESVANTAGENS

  • É mais caro do que suspensões de molas helicoidais.
  • O procedimento de instalação é mais complicado.
  • O processo de instalação é mais oneroso.
  • Mais componentes são necessários.
  • Em alguns casos são precisas alterações permanentes de chassi.
  • Já citamos que é bastante caro?

Curiosidades com relação às suspensões a ar

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  1. Posso acionar a suspensão com o veículo movimentando-se?
    Afirmativo, você pode estar ligando a suspensão a ar com o carro movimentando-se, sem problemas.
  2. Qual o benefício de utilizar suspensão a ar?
    Se preferir por utilizar um sistema de suspensão a ar no seu carro terá muitas vantagens como: precisar se preocupar mais com lombadas, quebra molas e outros obstáculos, já que vai poder subir e descer o sistema de suspensão a todo o momento que for necessário.
  3. Como é recarregado o ar que a suspensão utiliza?
    O jeito mais prático e seguro de se carregar o ar usado no sistema de suspensão é empregando um compressor, que, de modo geral, já vem no kit de suspensão a ar.
  4. Posso usar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
    Inúmeras pessoas tentam usar compressor de pneu na suspensão, e isso, além de gerar sérios riscos à segurança do automóvel, inclusive compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não têm a mesma pressão que os compressores próprios para suspensão a ar.
  5. Quais carros podem receber suspensão a ar?
    A suspensão a ar é capaz de ser utilizada em praticamente todos os modelos de carros.
  6. As bolsas correm perigo de estourarem?
    Se o kit de suspensão a ar que você estiver utilizando for de boa qualidade, não. Porém geralmente é aconselhado levar o automóvel para uma inspeção de rotina, assim você se certifica de que está tudo bem com seu carro. Em geral, um kit de suspensão a ar é capaz de durar muito tempo caso sejam feitas as devidas prevenções.

Suspensão a Rosca

Sua atividade ocorre por intermédio de um mecanismo composto de um tubo roscado e flange, que juntos são ligados aos amortecedores ou diretamente no eixo traseiro do automóvel, possibilitando que seja realizada a regulagem de altura exclusivamente com o rosqueamento manual do conjunto.
A suspensão a rosca fornece maior mobilidade, e pode ser maravilhosa para quem pretende enfrentar vários modelos de áreas, dado que ela é capaz de ser regulada de modo manual.
Para quem deseja tunar o veículo é vantagem pôr este kit, além de ser mais em conta que a suspensão a ar, este kit certifica total proteção e estabilidade ao veículo.

VANTAGENS

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  • Mais segura que a suspensão a ar.
  • Despesa bastante baixa.
  • Estabilidade ( uma vez que você não possui o risco de estourar uma bolsa em uma curva)
  • Economia
  • Simplicidade de alteração na altura: Em cinco minutos você reduz ou sobe as 4 rodas
  • Resistência: Ferro tem maior durabilidade do que borracha

Contras

  • Aconselhamos adquirir novos amortecedores sempre do comerciante da suspensão, ou descobrir onde ele compra e conseguir do mesmo padrão, a fim de não modificar a compressão dos amortecedores.
  • Sempre que alterar a altura você vai perder o alinhamento.

Suspensão Fixa

Esse padrão de suspensão é constituído por um conjunto com quatro amortecedores e 4 molas preparadas. Com este tipo, o carro é capaz de ser rebaixado a uma altura correta adequada para o automóvel, possibilitando maior aconchego e estabilidade.
É muito usada por quem possui um veículo de alto desempenho, com motores feitos para atingir grandes velocidades, uma vez que costumam ter necessidade de mais equilíbrio e, por causa disso, o melhor modelo é a suspensão fixa, que é capaz de ser fixada na altura adequada para o modelo e o tipo de solo que seu veículo vai enfrentar.

Como é realizado a transformação enfim?

modificacao-suspensao-fixa, Há duas maneiras de executar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Aquecendo ou Retendo as Molas com Presilhas: Além de proibido ( visto que não permitem a normalização junto ao DETRAN), esta ação é demasiadamente perigosa, visto que alteram a armação das molas originais e crescem a ameaça de acidentes por ruptura;
Utilizando Molas Esportivas : Preparadas particularmente para o modelo do automóvel por fabricantes de molas e amortecedores, equipa o agrupamento de suspensão respeitando a legislação de trânsito, ou melhor, além de garantido também evita multas e tomada do automóvel, pois são capazes de ser tranquilamente regularizados.

Suspensão reforçada

É um grupo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos carros off-road é habitual achar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um modelo de suspensão -, que são mais vigorosas e reforçadas para suportar fortes impactos.

Distinção Entre Suspensão Preparada E Molas Aparadas

Ao comentar que temos um carro com suspensão preparada, estamos falando que o veículo é, no entanto, rebaixado.
Para as pessoas que gostam de carros baixos, o caminho mais seguro e mais correto para alterar seu automóvel é optando por suspensões, isto é, o veículo vai trabalhar com sua altura modificada, porém o conforto e a segurança permanecem!
Diversas pessoas optam por rebaixar seu automóvel cortando as molas da suspensão. Este definitivamente não é o modo apropriado, porque quando você corta as molas, o automóvel trabalha com a altura do amortecedor diminuída fazendo assim com que aquele amortecedor não absorva choque e sim a mola, o transformando naquele conhecido veículo “Pula-Pula”.
Quando você trabalha com a suspensão preparada, o conjunto mola e amortecedor já vem no tamanho ideal para se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão trabalhe com um melhor conforto, absorvendo, de uma maneira mais agradável, os impactos adquiridos pelo conjunto de suspensão.
Por este fundamento, quando decidir por rebaixar seu automóvel, analise em inicialmente fazer um serviço que assegure sua segurança e seu conforto e que não venha trazer posteriores problemas para seu veículo.

A suspensão é semelhante para todos os veículos?

suspensao-veiculos-igual, Cada modelo de automóvel conta com um perfil de suspensão e, ao todo, podemos achar três padrões: independente, semi-independente e completamente dependente.

  • No tipo independente, cada roda recebe os choques das falhas do solo sem transportar à outra do mesmo eixo;
  • No semi-independente, uma porção dos abalos é repassado para a outra roda;
  • No modelo dependente, os processos de uma roda são notados nas outras rodas do eixo.

De acordo com do modelo do carro, existe a chance de ter dois modelos de suspensão: uma de trás e a outra dianteira.

Compreenda o conjunto de suspensão

Molas e amortecedores

Juntos, mola e amortecedores compõem a fundamental função de amortecimento no que diz respeito à instabilidade do chão. Graças a sua flexibilidade, a mola é o item mais eficiente para filtrar as falhas do solo. Já o amortecedor opera em agrupamento com a mola para aliviar as falhas da pista.
Por trabalharem em conjunto, geralmente ambos devem ser inspecionados no momento em que o automóvel chega aos 20 mil quilômetros rodados e trocados aos 40 mil km rodados, ou segundo a recomendação de cada fabricante.
Em determinados casos, o automóvel tem a capacidade de chegar a rodar até 50.000 Km sem a essencialidade da substituição e com desempenho em excelente estado. Porém, com a má qualidade de grande parte das vias públicas brasileiras, praticamente sempre esburacadas, e estradas de terra ou de trechos ruins, é significativo que o condutor preste atenção.
Há a possibilidade de detectar defeito nos amortecedores caso o automóvel manifeste oscilação na carroceria em linha reta e com ruídos vindos da suspensão. Já nos amortecedores, os problemas conseguem acontecer antes ainda que eles comecem a afetar a estabilidade do veículo ou gerar barulho.
Por este motivo, sempre que for fazer um alinhamento ou balanceamento, peça ao profissional para ele dar uma constatada se não existe vazamento ou se as hastes estão sem sujeira.

Braço oscilante

braco-ocilante, O braço oscilante também é um dos componentes da suspensão de carro e tem como propósito servir de apoio para a coluna de suspensão, que é articulável.
Se o motorista sentir alguma diferença ao pegar a condução, associada a algum barulho na suspensão, pode ser que as buchas do braço oscilante estejam gastas ou com defeito, sendo preciso trocá-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão opera para o bom funcionamento do braço oscilante. Isto pois, sua função é a de ajudar a coluna de suspensão em seu movimento, possibilitando o ângulo de oscilação do braço. Caso estejam gastos, acarretarão ruídos que são capazes de servir de alerta ao condutor.

Barra estabilizadora

Este componente é responsável pela estabilidade do automóvel em altas velocidades, em retas e curvas. Além de tudo, a barra estabilizadora origina a conexão entre as colunas de suspensão e é presa à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por meio de bieletas.
Estas são partes que previnem que o automóvel se apoie nas rodas ao realizar uma curva, ajudando a controlar a estabilidade da carroceria e, por consequência, prevenindo fatalidades. Assim como os outros segmentos, a ausência de equilíbrio e ruídos podem indicar um indício de mau desempenho da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – custo e conteúdo

Kit de suspensão comum

kit-suspensao-comum, O kit, que costuma ser constituído por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, é capaz de alternar o valor conforme fabricante e distribuidora.
Geralmente, o kit sai em uma faixa de R$ 600 reais, contudo pode chegar a custar R$1000 de acordo com a distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca inclui as peças: 2 OU 4 AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), QUATRO MOLAS ESPECIAIS, 4 AGRUPAMENTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O valor do kit é capaz de variar em torno de R$600 e R$1000, variando de montadora para montadora e, ainda, de modelo de automóvel.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar traz especialmente os seguintes utensílios: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Atualmente o valor de um kit de suspensão a ar ainda é bem salgado, no entanto muito recompensador. Um kit integral varia de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais comum menos o compressor varia de R$1500 a R$2500. A particularidade é que sem o compressor o cilindro não se enche de ar sozinho, e dessa forma o usuário tem que completá-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Caso você planeje modificar a suspensão do seu carro, fique alerta às incumbências que você tem a necessidade de ter antes e durante a condução do veículo.

Transformação nas molas

Antes de exercer qualquer mudança nas molas é importante entender que os fabricantes usam softwares para o seu dimensionamento, uma vez que o cálculo envolve um abundante número de princípios como quantidade de elos, diâmetro, comprimento, carga, grau de declive dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras.
Além dessas variáveis, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão a fim de descobrir as exigências a que essa mola irá estar subordinada e, finalmente, são recomendados os métodos térmicos que irão ser executados durante o processo de construção.
Em função disso, especialistas em suspensões não sugerem qualquer retrabalho (como é nomeada a alteração) nas molas com o intuito de reduzir seu tamanho, seja o aparo de determinados elos, grampos ou mesmo aquecimento. Este último cria um alívio de tensões no material e minimiza a medida entre os vínculos, reduzindo o comprimento total da mola.
Em um primeiro instante, esses retrabalhos são capazes de atender às expectativas dos compradores, mas, no médio prazo, problemas aparecem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores danificados irão ser os primeiros agravos.
Se tiver vontade de modificar as molas, mais apropriados são os kits de molas esportivas, específicas para cada modelo de veículo. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas garantem a redução da altura com certo aconchego e, especialmente, fornecem uma sobrevida aos demais itens da suspensão de carro.

Deve-se não usar altas velocidades

alta-velocidade, Todos entendemos que os veículos originais de indústria passam por testes diversificados de resistência e desempenho. Aparelhos particularmente fabricados para este intuito localizam possíveis erros de projeto e regulam os limites de fadiga de materiais e, por outro lado, e com toda esta estrutura, os problemas aparecem.
A condição fica mais delicada na ocasião em que o esquema original é modificado, por esse pretexto é imprescindível não usar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola pode por você numa ocasião complicada se você está além de 100 km/h.
Há uma responsabilidade muito grande entre quem adora realizar variações. A grande parcela sabe que possui carros especiais e que esse fato vale atenção redobrada em comparação aos zelos com manutenção preventiva. Dessa forma, acabam sendo mais cuidadosos do que várias pessoas que conservam seus carros originais.
Eles têm noção que, a qualquer vestígio de oscilação ou ruído, deve-se encostar o veículo e exercer um exame detalhado das peças envolvidas na personalização.

Vai alterar, tem que legalizar!

Não é só demonstrar desejo, tomar conta do automóvel e saber da lei. Alterar o carro abrange uma burocracia. Veja logo abaixo o passo a passo:

  1. Confira se a mudança a qual quer implementar no veículo é permitida (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)
  2. Exija ao delegado do Detran autorização prévia para alteração das características originais do automóvel
  3. De posse desta permissão preliminar somada a nota fiscal dos serviços efetuados no automóvel, busque um posto de revisão permitido pelo Inmetro a fim de fazer a avaliação da atual suspensão
  4. Caso seu carro seja legitimado, você receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV) despachado pelo Inmetro
  5. Para terminar, é preciso levar o CVS ao Detran para registrar as modificações e alterar o documento do veículo, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), incluindo no campo de observações do registro a altura da atual suspensão, medida do chão ao farol do carro.

Entenda que, mesmo portando a documentação ratificada, a maioria das empresas de seguro não cobre os prejuízos de carros rebaixados. Mais um pretexto para “pegar leve”.
Cogita fazer outras alterações no veículo? É importante ler as resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 as quais discorrem especificamente das mudanças.

O QUE AFIRMA A LEI a respeito da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro, Modificada no ano de 2014, a resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, a qual desautorizava o emprego de suspensões com ajuste de altura, bastante graças aos caminhoneiros os quais rebaixavam as suspensões dianteiras do caminhão a fim de adquirirem o aspecto denominado de “verdureiros”.
Com a nova resolução, o que ficou registrado foi que para os veículos que possuírem alteração na suspensão, deve haver parecer no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) informando a nova altura do automóvel, medida do chão ao ponto do farol baixo (original) do automóvel.
Também constam as ressalvas de que:

  • Os veículos necessitam de ter peso bruto total de até 3.500kg;
  • A altura mínima de rodagem (medida do chão até o ponto mais baixo do chassi) necessita ser de dez centímetros;
  • O agrupamento de rodas e pneus não pode encostar em nenhuma porção da lataria ao longo do esterçamento.

Mesmo com a mudança do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei não foi alterado e proíbe:

  • Utilização de rodas ou pneus os quais extrapolem os limites externos dos para-lamas do automóvel;
  • Aumento ou diminuição do diâmetro externo do grupo pneu/roda;
  • Modificação das propriedades originais das molas do automóvel, inclusão, exceção ou modificação de dispositivos da suspensão.

MOLAS ESPORTIVAS: Uma alternativa

Como discutido previamente nesse texto, ainda que seja uma prática comum, rebaixar o veículo exige uma sucessão de encargos para realizar a mudança respeitando a legislação e conservar a segurança.
Tendo em vista os ganhos e ônus de cada uma das chances de uso, as molas esportivas são as mais sugeridas, visto que têm o menor preço entre as opções que são capazes de ser legalizadas e têm fabricação com as características típicas para o tipo do automóvel, o que assegura segurança para você e seu carro.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma especialista no quesito de suspensões. A empresa fornece vários tipos de kits de acordo com a essencialidade de instalação do seu carro.
Entre seus itens de suspensão a ar, podemos encontrar:

  • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides
  • Bolsas de Ar
  • Compressores
  • Controladores
  • Filtro de Ar
  • Grife e Acessórios
  • Mangueira/Conexões
  • Manômetros
  • Ponta de Eixo
  • Proteção Elétrica
  • Reservatorio de Ar
  • Estrutura de Cilindro
  • Licença e Atualizações

Você é capaz de adentrar em contato com a Castor no endereço, via telefone e whatsapp e/ou pelo site da loja.

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