Adquirir ou não um amortecedor recondicionado? Entenda

É verdade que se deve sempre evitar instalar amortecedores recondicionados em automóveis? Na realidade, encontrar a peça nova é o adequado e mais sugerido por estudiosos. Porém, se o amortecedor do seu carro já não se encontra mais no mercado de peças ou se está dificultoso de achar, busque um amortecedor recondicionado em uma loja habilitada e confiável
amortecedor-recondicionado, Amortecedores são peças essenciais para o exato funcionamento de qualquer veículo. Eles geram conforto e proteção para condutores e passageiros, deixando o automóvel com ótima condutibilidade. Porém, a fim de que isto suceda, é necessário conservar estas peças em bom estado e trocar os amortecedores sempre que for necessário. Por isso, é preciso tomar cuidado com amortecedores recondicionados. Já que, você é capaz de estar botando a sua proteção e de sua família em risco.
Um jogo de amortecedores pode durar 80 mil quilômetros ou pode apresentar problemas já com trinta mil quilômetros. Os fabricantes indicam a troca entre quarenta mil e cinquenta mil quilômetros. Esta é só uma estimativa, uma vez que o tempo de duração é inteiramente proporcional ao peso do veículo, tipo de asfaltagem das vias públicas e o jeito como os motoristas dirigem os veículos.

Amortecedor recondicionado: sim ou não?

Um excelente amortecedor recondicionado não é barato e, em algumas ocasiões, chega a custar mais caro do que a peça nova. Isso porque o recondicionamento requer competência técnica para ser efetuado. Para ser tido como um amortecedor recondicionado, a peça não pode ser somente pintada e ter o óleo interno trocado. Deverá ser tratada por pessoas experientes, capazes de garantir a firmeza do carro.
Um amortecedor recondicionado, bem como toda peça que passa pelo procedimento de recondicionamento, irá trabalhar 1 milhão de vezes em apenas 1.000Km. Em razão disso, ele não deve ser julgado como bom ou ruim abaixando e soltando o automóvel logo em seguida a instalação. Por isso, é fundamental ter muita precaução antes de adquirir um amortecedor recondicionado.
Não se deixe levar por experiências isoladas. O fato de você ou um colega ter se dado bem ou mal com certo amortecedor recondicionado não o habilita a avaliar a qualidade desse tipo de peça. À vista disso, quem manda são as estatísticas, e infortunadamente, o mercado não observa com bons olhos amortecedores recondicionados, particularmente, pois a durabilidade normalmente é inferior em relação às peças originais.

Amortecedor recondicionado – você sabe o que é?

Amortecedores recondicionados são peças usadas renovadas, que passam por uma manutenção para se tornarem utilizáveis outra vez. Em tese, o recondicionamento de um amortecedor pode ser feito e garantir que a peça seja usada sem problemas. Apesar disso, o que várias oficinas têm feito não é o recondicionamento realmente.
Inúmeros lugares prometem amortecedores recondicionados com baixo preço. É fundamental ter precaução nesses casos, porque na verdade, lugares como estes fazem somente uma maquiagem nas peças, como uma nova pintura ou lubrificação.
O legítimo recondicionamento de amortecedor é um procedimento complexo, que requer trabalho meticuloso, como produção de itens dos amortecedores, algo normal para carros velhos ou diferenciados. Este processo, além de complicado, não é barato.
Portanto, na ocasião em que se deparar com amortecedores recondicionados bastante baratos, é melhor deixar essas peças de lado, porque é capaz de ser uma opção insegura e ineficiente para dono e automóvel.

Problemas que um amortecedor recondicionado é capaz de ocasionar

· Vibrações e ruídos na suspensão
· Ausência da estabilidade em pistas com buracos e em curvas
· Oscilação excessiva, após arrancadas e freadas
· Deterioração precoce dos pneus
· Dano de outros equipamentos de suspensão

Quanto tempo aguenta um amortecedor recondicionado?

Todos esses fatores contribuem para a ausência de confiança e probabilidade de infortúnios, além disso a promessa de durabilidade de um amortecedor recondicionado não passa dos 6 meses. Obter um amortecedor recondicionado é perder dinheiro e delongar um problema, pois logo ele poderá ser de novo trocado. O que muitas pessoas que fornecem este serviço fazem é pintar e higienizar o equipamento empregado, e também retirar todo o óleo e substituí-lo por óleo de motor, mais viscoso que o óleo de um amortecedor original.
Isso oferece a aparência de maior pressão e resistência, no entanto que em pouco tempo vai se mostrar o oposto. Com a elevação da temperatura o óleo perde a aderência depressa, e a pressão e ação do amortecedor reduzem. Sugerimos lugares em que você realmente fará a troca de amortecedores usados por amortecedores novos, visto que como acabamos de dizer, os amortecedores recondicionados não compensam!
É essencial ter noção da importância dos amortecedores do equilíbrio do automóvel, e em consequência na responsabilidade que o motorista assume na ocasião em que ele coloca um amortecedor recondicionado de fonte questionável em seu carro. Caso você não saiba avaliar o que está adquirindo, peça o auxílio para alguém ou então faça a escolha por peças originais.

Quem são os principais consumidores de amortecedores recondicionados?

Em geral, amortecedores recondicionados são obtidos por motoristas de táxi, motoristas de aplicativos, proprietários de veículos blindados, donos de veículos importados e jovens que, de maneira inconsequente ambicionam alterar o comportamento da suspensão do veículo. Nesse último caso, os jovens não se lembram que qualquer alteração no projeto original do carro, especialmente mudando peças originais por amortecedores recondicionados, pode danificar outras peças do todo, a médio e longo prazo. Essas alternâncias ainda são capazes de produzir algum tipo de eventualidade e descontrole em situações excepcionais.

Por qual motivo amortecedores recondicionados são capazes de ser um problema?

Muito mais do que oferecer comodidade aos indivíduos do automóvel, os amortecedores têm por intento preservar o contato dos pneus com o asfalto, equilibrando as cargas dinâmicas (peso do automóvel em movimento) em qualquer uma das situações de rodagem. Seja em retas, curvas, asfaltos com buracos, frenagens, acelerações ou a conjunção destes fatores, os amortecedores agem permitindo que o condutor possua o controle em relação ao carro. É em razão disso que amortecedores recondicionados só têm que ser a alternativa no momento em que o proprietário do carro tiver inúmeras indicações da loja que estiver fazendo a venda e alteração da peça.

Em que ocasião você deve trocar o amortecedor?

troca-de-amortecedor, Em certas ocasiões o amortecedor perde a capacidade e você não tem nenhuma ideia, por isso uma inspeção a cada dez mil quilômetros é indicada. Amortecedores “vencidos” conseguem corroer os pneus prematuramente, causar agravos a outras peças da suspenção, como coxins do motor e buchas de bandeja, entre outras. O pior de tudo é a estabilidade, que vai embora. E com ela, também se perde a segurança dos ocupantes do veículo.

Eleja toda vez amortecedores originais

A ideia é bastante fácil: para não cair em golpes de amortecedores recondicionados que podem prejudicar o seu automóvel, utilize a todo momento equipamentos novos. Além de deixar a qualidade do seu automóvel, você não colocará sua vida em risco.
Em contraste com os amortecedores recondicionados, amortecedores novos, fabricados por empresas reconhecidas são as melhores opções. As peças com selo e revisão do INMETRO asseguram a procedência e garantia.
Não estamos falando que não se deve comprar um amortecedor recondicionado. Se você tem um automóvel importado, cujo jogo de amortecedores originais custa mais que o próprio veículo, você não terá outra alternativa.
Além de tudo, viria a ser injusto com vários profissionais ajuizados e sensatos que realizam incríveis recondicionamentos de amortecedores com ferramentas adequadas, conhecimento técnico sobre resistência dos materiais, tipos de solda e tratamentos superficiais. O problema é que são poucas as oficinas aptas para recondicionar amortecedores, que são peças de tamanha importância

A substituição do kit de amortecedores

Evite trocar as peças originais por amortecedores recondicionados. No sentido de elevar a vida utilizável dos amortecedores que vêm de fábrica e garantir o funcionamento adequado do sistema de suspensão, a orientação é revisar regularmente o conjunto e substituir caso apresente problemas. O conjunto, que costuma ser formado por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa possui a função de certificar o máximo desempenho dos amortecedores.
O coxim fixa o agrupamento do amortecedor no veículo e evita que as trepidações do chão cheguem até a carroceria. Já o batente evita o famoso “final de curso” na movimentação do amortecedor. Enfim, a coifa evita a entrada de sujeira no agrupamento haste e retentor.
Se não alterado, o kit desgastado será capaz de danificar o amortecedor, ainda que seja novo. Batentes e coifas gastas, vez ou outra, provocam o vazamento de óleo nos amortecedores. A recomendação é trocar o kit concomitantemente com os amortecedores, já que trabalham em conjunto.