Embreagem – Tudo o que você tem necessidade de conhecer está aqui

Você condutor, que enfrenta o fluxo diário de grandes cidades, tem que fazer muitos e muitos controles de embreagem todos os dias, não é verdade? Entretanto você já parou para entender como ela opera? Entenda mais com relação a este fundamental componente do veículo, neste exato momento!
A embraiagem (português europeu) ou embreagem ( português do Brasil ) é o equipamento usado em diversos automóveis, para transmitir a rotação do volante do motor para as engrenagens da caixa de velocidades o qual, por seu turno, vai desmultiplicar essa rotação ( dependendo da engrenagem – ou mudança – optada ) e transferi-la para o diferencial por meio do eixo.
A transmissão entre o volante, preso por meio de parafusos à cambota, e a caixa de velocidades dá-se através da pressão do disco, um disco delgado de aço de elevada dureza cujas faces estão revestidas com um material de fricção, contra o volante do motor.
Quando o disco acha-se pregado contra o volante, a força de aperto necessitará de ser suficientemente grande com o intuito de não proporcionar deslizes entre as duas superfícies – patinagem.
O disco, na sua posição bem natural, é premido contra o volante mediante o prato de pressão. Com a compressão do pedal, as molas (ou outro dispositivo de pressão, tal como a embreagem de diafragma) atenuam a pressão do prato, suprimindo o contato do disco com o volante e, consequentemente, cessando a propagação de força motriz para a caixa de velocidades.
É de salientar que, nesse momento, ocorre uma contínua falta de sincronização entre a rotação da cambota e o veio primário da caixa de velocidades.
Em determinadas ocasiões, os condutores optam por mandar fortalecer ela de maneira a aguentar binários maiores e desta maneira aumentar a sua longevidade. Este reforço pode ser em cerâmica ou kevlar e é muito utilizado em carros personalizados (tuning).
Normalmente este dispositivo é alterado entre os 120. 000km e 180. 000km, contudo consoante o tipo de dirigibilidade irá poder deteriorar-se ao final de apenas quarenta mil quilômetros. Por vezes, ainda é necessário substituir o volante motor.
E o que é o controle de embreagem, afinal de contas?
O controle de embreagem é a ação de frear ou acelerar o carro usando-se apenas da embraiagem.
Em território brasileiro, é uma das funções ensinadas nas autoescolas para a avaliação do exame da CNH.
E de que modo funciona?
Também chamado de ponto da embreagem, essa manobra é efetuada utilizando o pedal.
Em síntese, na ocasião em que pisamos no pedal estamos desconectando o disco dela do disco do motor. Na ocasião em que soltamos o pedal estamos ligando outra vez os dois discos. Por causa disso que no intuito de passar as marchas temos que pisar no pedal antes, precisamente para realizar esse afastamento.
Nesse caso, todas as vezes em que vamos sair com o automóvel não devemos tirar o pé do pedal abruptamente. Se fizermos isto a união entre os dois discos será muito forte e o carro irá estancar (morrer, etc). Neste momento, é preciso fazer o ponto da embreagem.
Funciona da seguinte forma:

  • Com o veículo parado, você necessita de estar com o pé no freio e na embreagem.
  • Ponha a primeira marcha.
  • Depois disto, solte o pedal da embreagem pouco a pouco, devagar, lentamente, até começar a sentir uma trepidação no carro.
  • Na ocasião em isso acontecer, pare de soltar o pedal.
  • Realizado isto, retire o pé do freio e ponha levemente no acelerador.
  • Após dar uma curta e leve acelerada, solte o resto da embreagem gradualmente e lentamente até o fim para que o carro entre em movimento.
  • Dependendo da condição, o veículo já começa a deslocar-se sem você acelerar, nesse caso é somente soltar moderadamente o restante da embreagem e começar a acelerar levemente.

Conheça o que é fato e o que é mito no acionamento do pedal esquerdo!
Por qual motivo o pedal começa a endurecer em veículos que contém dezenas de milhares de km rodados?
Isto ocorre devido ao desgaste do conjunto. Quando acontece, a mola do disco já pode ter perdido de 20% a 30% de sua maleabilidade. A mola do platô se desgasta com a utilização, complicando todo o dispositivo. Nestas condições, não há outra saída: é preciso substituir o equipamento.
É fato que não deve-se acioná-la ao dar a partida?
Em termos Não existe um consenso a este respeito. Há quem diga que esta ação não traz bem mecânico algum. E há quem diga que, ao acioná-la, atenua-se o peso no volante do motor, o que é sempre utilizável, especialmente quando a bateria está fraca para dar a partida.
É melhor dar a partida com a marcha engrenada (acionando a embreagem)?
Similarmente não existe consenso. Possuímos no mercado, além do mais, tipos manuais que só dão a partida com ela pressionada. Existe quem concorde que, dessa forma, o óleo subiria mais ligeiro para lubrificar o câmbio. No entanto, ao dar partida no veículo, os pistões movimentam-se, lubrificando as paredes do cilindro. A movimentação do óleo lubrifica o câmbio quando ele é movimentado.
Ao comprimir o pedal rapidamente e soltar (com a marcha engrenada), o automóvel corre mais?
Mentira. O que ocorre é um tranco causado pela retomada da aceleração do motor. Ao acioná-la, ocorre o desligamento ligeiro do motor com o câmbio e, consequentemente, com as rodas. Isto intensifica o desgaste do conjunto.
Posso sair da imobilidade com a segunda marcha engrenada?
Isso não é sugerido. Conduzir-se com o carro em marcha mais alta que o indicado é capaz de afetar o motor e a caixa de modificações. Nessa situação, o motor exige uma marcha mais baixa para adequar a potência à velocidade do veículo. A potência mal gerenciada faz com que a transmissão funcione aos trancos, provocando desgastes.
Quais as implicações de se arranhar a marcha durante as trocas?
O engate forçado ao longo da substituição de marchas pode quebrar ou arrancar “lascas” dos dentes das engrenagens do câmbio. Essas “lascas” caem no óleo de lubrificação do câmbio. Como o bujão do óleo é magnético, ele puxa essa limalha.

Como é formado o Kit de Embreagem?

Resultado de imagem para clutch kit,Não basta buscar preços do kit de embreagem na internet, ou de qualquer outra maneira, sem antes compreender o que que contém nele!
Aqui, iremos esclarecer melhor como é constituído o kit com o objetivo de auxiliar mais satisfatoriamente você a decidir criteriosamente.
A primeira circunstância que você deve lembrar no momento em que estiver buscando um kit de embreagem é que ela não limita-se meramente ao pedal.
É um dispositivo interno, que se encontra entre o motor e a transmissão. Este componente não unicamente permite a transmissão suave de potência para as rodas, como também possibilita para o condutor desacoplar o motor e a transmissão, para a mudança de marcha.
Para este item, existem três peças envolvidas: placa de pressão, disco e volante.
Na ocasião em que o veículo está em deslocamento, molas ou um sistema hidráulico conserva a placa de pressão comprimida contra o disco, apertando o disco no volante, possibilitando-lhe assim conduzir força para as rodas.
Na ocasião em que apertar o pedal, você solta a pressão na placa de pressão, minimizando o aperto do disco no volante.
À medida que a pressão fica menor, o disco passa a desengatar lentamente, reduzindo a escala de potência conduzida para zero.
Quando você libera o pedal, o prato de compressão pressiona o disco de volta para o volante, restaurando a ligação, e voltando a conduzir a força do motor para as rodas.

O que contém nele?

Qualquer condutor sabe da importância desse dispositivo, é um elemento rudimentar, mas de bastante importância, efetuando a conexão entre o motor e a transmissão. É o elo entre o motor e as rodas.
Tal como qualquer parte móvel, especialmente uma que conduz uma quantia enorme de tensão, este produto está susceptível de se deteriorar e precisa ser mudado após um certo período de utilização.
Uma das melhores formas de lidar com embreagens gastas ou velhas é obter um kit e substituir as peças estragadas, estendendo a vida útil total do automóvel e impedindo que as demais partes sejam acometidas pelo dano à esse item.
Um kit é um conjunto das partes da embreagem que, na maioria das vezes, carecem de reparação ou de modificação simultaneamente.
A grande parte inclui um mínimo de, pelo menos, um disco, uma placa de pressão/platô, e um rolamento especial. Como o disco em si necessita de atrito para efetuar a conexão entre o motor e a transmissão, ele ocasionalmente degrada-se, mesmo com o uso normal.
Discos são devidamente como freios, o que significa a inevitabilidade de substituição, independentemente de quão atentamente você conduz. Placas de pressão e rolamentos ainda deterioram, embora geralmente eles deteriorem mais devagar do que um disco.
Como todos estes itens são bastante penosos de alcançar, já que exigem a remoção da transmissão, eles são geralmente trocados em conjunto, com o kit completo, com a finalidade de poupar em custos de trabalho.
Se não fizer desse jeito, você terá de pagar uma nova manutenção, caso alguma parte desgaste após a primeira troca.

Quando fazer a modificação?

É fácil o bastante falar que você necessita de um kit quando sua embreagem está “patinando” (dificuldade para trocar de marcha), como também é uma das piores maneiras de dizer isto.
No momento em que ela falhar totalmente, o estrago se estende velozmente para as demais partes do motor ou transmissão. Certas ocorrências asseveram a inevitabilidade de troca, como por exemplo:

  • Ao recuperar ou consertar um automóvel velho ( 10 anos ou mais) – Um dos tópicos mais importantes de uma restauração completa é fazer com que cada parte do veículo funcione perfeitamente, tal como quando saiu da indústria.
  • No momento em que ela começa a “patinar” – O condutor sente uma redução de potência, ainda que o motor não reduza as rotações, e a velocidade do motor é capaz de até aumentar.
  • Aroma de queimado – Já subiu um morro e percebeu um cheiro de queimado forte quando um veículo estava buscando mudar as marchas? O que acontece é que, como a embreagem superaquece, ela pode tornar-se quente o bastante para o revestimento dela começar a queimar. Isso gera um odor inconfundível e é mais um sinal de que você necessita modificar o dispositivo o mais rápido que puder.
  • Ruído e instabilidade durante a condução – Selos são capazes de vazar e resultar na transmissão do óleo em cima dos revestimentos do todo. Na ocasião em isso ocorre, ele é capaz de impedir que o disco se encaixe suavemente com o volante, com efeitos previsíveis. Ela é capaz de derrapar, ou “travar” na propagação subitamente, levando a variabilidade na direção.

Retornemos para os modelos de kit

Há permanentemente três alternativas de kit: original, genuíno, e paralelo. Você pode achar todos os kits completos ou só com certas peças. Porém, como aconselhamos, não realize a troca das peças particularmente. Você vai, na realidade, dobrar seus custos caso faça isso.
Kit original – É o kit elaborado pela mesma companhia que oferece as peças para a montadora do veículo. Este kit é comercializado, de modo geral, em lojas que não são concessionárias. Em geral, é o kit com a mais adequada associação entre custo/benefício.
Kit genuíno – É o kit disponibilizado pelas montadoras para as concessionárias. É o mesmo kit original, só que, em geral, mais valioso.
Kit paralelo – É o kit preparado por uma instituição que não oferece peças à montadora. A qualidade de um kit paralelo difere bastante de marca para marca, e de carro para carro. No geral, as peças paralelas são mais em conta. Só que se você não análise a qualidade do kit paralelo em clubes de carros, convenções, e com excelentes profissionais, você é capaz de acabar com um kit de qualidade ruim, e precisar refazer a modificação.
Exemplo de análise: O kit para a Titan 150 é bastante caro nas concessionárias Honda. Analisando online, achei kit original demasiadamente mais acessível, e um kit paralelo pela metade do preço do original. Já um kit para um automóvel que não tem mais peças produzidas, como o kit para o Honda Civic 2000, o original é capaz de chegar até o triplo do preço de um paralelo.

5 dicas para consumir menos as embreagens

1 – Nunca descanse o pé no pedal. Esta prática afasta o platô do disco e ocasiona o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o condutor causa o sobreaquecimento do sistema.
2 – Na ocasião em que, numa subida, por exemplo, utilize o freio de mão para auxiliar no arranque do veículo. “Segurar” o veículo na embreagem ainda afeta o disco.
3 – Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradualmente, sempre em ordem e conforme as rotações do motor. Isto vai fazer com que as peças funcionem de maneira suave.
4 – Na ocasião em que o automóvel estiver estacionado no trânsito intenso, principalmente em engarrafamentos, o automóvel pode ficar em ponto morto, com o motorista com o pé no freio ou com o freio de mão puxado para o carro não mover-se, claro. Ficar com o carro em funcionamento parado com o pé no pedal força o sistema de forma desnecessária.
5 – É essencial acertar a sintonia entre soltar o pedal e acelerar o automóvel para arrancar. Caso você acelere demais e soltá-la pouco, ocorre a famosa “queimada da embreagem”, fazendo com que o automóvel não desenvolva e aumente o consumo de combustível.

Atuador da embreagem

Tradicional a cabo

Neste tipo de conjunto o acionamento é feito por um cabo unido ao pedal e ao garfo que impulsiona o rolamento. No momento em que pressionado contra o platô, acontece o isolamento entre o platô e o disco, desengatando o motor da alavanca de câmbio e possibilitando a mudança de marcha.

Hidráulica

atuador-de-embreagem-hidraulica, A versão hidráulica usa óleo ( geralmente, fluido de freio DOT 4) para acionar o dispositivo através de cilindros e atuadores. Nela, possuímos o cilindro mestre, o cilindro escravo e o atuador hidráulico.

  • Cilindro mestre: este cilindro está localizado junto ao pedal, e é encarregado por emitir ou libertar o fluxo do óleo ao cilindro escravo ou ao atuador. Ao pisar no pedal, o cilindro mestre aperta o conjunto e manda o fluído até o cilindro escravo ou atuador, que por seu turno aciona a embreagem. Essas peças integram o denominado sistema de acionamento, que é o conjunto de peças que acionam do kit (platô + disco).
  • Cilindro escravo: é externo à alavanca de câmbio (caixa de marcha), e ao obter o fluido enviado pelo cilindro mestre aciona o conjunto.
  • Atuador hidraulico: seu funcionamento é igual ao do cilindro escravo, a diferença que ele fica dentro da alavanca de câmbio, comprimindo diretamente o platô.

Prós e contras da hidráulica

VantagensPrós
Maior durabilidade
Pedal mais suave
Regulagem automática da altura do pedal
Contras
Conservação mais cara
Demanda verificação do fluido
Não admite regular altura do pedal

Vantagens e prejuízos da convencional a cabo

Ganhos
Conservação em conta
Admite ajuste da altura do pedal
Prejuízos
Pedal mais carregado
Validade do cabo é inferior à do sistema hidráulico
Altura do pedal sem ajustagem automática, pode ser desconfortável para determinadas pessoas
A ajustagem da estatura do pedal está tanto nos prós quanto nos males, isso pelo motivo de determinadas pessoas vêem a regulagem automática como uma coisa vantajosa, já outras enxergarem a impossibilidade de regular a estatura como uma coisa ruim.

Cabo de embreagem

cabo-de-embreagem, O cabo de embreagem é encarregado pelo acionamento do conjunto (Platô/ Disco/ Rolamento).
O procedimento se inicia na ocasião em que o pedal é acionado, este movimento é conduzido pelo cabo, ou varão, até o garfo do rolamento, o qual vai pressionar a mola membrana, ou alavancas, do platô. Isto fará com que o disco seja libertado e, desta forma, o torque do motor deixa de ser conduzido ao câmbio.
Nesse momento, é criada uma disparidade de rotação entre o motor do veículo e seu sistema de transmissão, devido a isso, quando soltamos o pedal, devemos fazê-lo de maneira suave e contínua, a fim de nivelarmos as rotações e impedirmos trancos ou patinação demasiada.
Atenção: Não se utiliza cabos em veículos pesados.
O mesmo tem necessidade de ser substituído na ocasião em que se arrebenta, manifesta travamentos ou endurecimento ao ser utilizado.
Dica: se você puder trocar o cabo ao menos 1 vez anualmente, especialmente antes de uma viagem, irá valer a pena, dado que ficar na rodovia em razão de um transtorno desses acaba sendo perigoso, e o cabo novo não é oneroso, é de fácil colocação e você viaja de cabeça fria.
O custo é capaz de alternar entre R$30 a R$70 Reais segundo o modelo.

Platô da embreagem

Platô da embreagem é uma porção do sistema e é importante para a suavidade da saída da imobilidade do veículo. O mecanismo tem por essência liberar o motor do câmbio que é vinculado diretamente às rodas do automóvel. É ela que permite o funcionamento do motor com o carro sem qualquer deslocamento, ou ainda admite a troca de marchas.
A tarefa do Platô é promover a união do disco com o volante do motor. Quando pisamos no pedal do sistema, aliviamos a peça sobre o disco, causando o desligamento entre câmbio e motor. Por sua vez, ao soltarmos o pedal, o platô aperta o disco contra o volante do motor, estando o mecanismo fechado e atuante. Recordando que essa descrição vale para os carros que contém câmbio manual.

Peça pode resistir bastante

A embreagem é um sistema que conta com por essência durar bons quilômetros no momento em que utilizada de forma certa. O platô é a peça que normalmente é desprezada, visto que todos dizem para modificar o disco. Apenas que o Kit vem com todas as peças.
Desta forma, a substituição é conjunta. Para resguardar o conjunto e salvar-se de trocas prematuras, visto que um grupo pode resistir mais de 60 mil quilômetros, você tem que evitar:

  • Repousar os pés em cima do pedal
  • Pisar no pedal em alta velocidade
  • Conduzir com carga excessiva
  • Manter os pés no pedal com o carro parado e engatado

Importante

Descer um câmbio manual para a substituição do platô, por vezes, é capaz de ser um trabalho desgastante, perigoso e arriscado.
Em especial se não forem tomadas os devidos cuidados e não for efetuada uma verificação criteriosa dos elementos mecânicos desse conjunto. Tais como:
– avaria irregular do disco
– platô e empeno do volante do motor
Sem a merecida atenção que esse conjunto exige, a graxa pode ficar entre o disco e o volante, o disco pode ser posto com a posição invertida, o conjunto é capaz de não ficar alinhado, causando trepidações e em casos extremos o platô pode avariar e tudo isto estabelece a você bem mais trabalho.

Kit de embreagem Luk

Determinar um bom kit é muito essencial a fim de que você gaste de acordo com a qualidade, aqui você entenderá melhor em relação ao coeficiente marca e qualidade!

Como julgar qual é a mais apropriada marca de Embreagem?

“Qual é a melhor marca de embreagem? ”
Esta é uma das questões que mais escutamos no nosso cotidiano.
Inicialmente devemos ter em mente quais são as marcas que fabricam as embragens para as montadoras.
E por quê?
Pois isso é o maior indício de que estas marcas de embreagens passaram pelos testes de qualidade dos fabricantes de veículos.
Estas são as marcas ditas de ” primeira qualidade “.
As mais famosas são: LUK, SACHS, VALEO e PEÇAS ORIGINAIS (Fiat, Gm, Vw, Ford).
Geralmente são estas marcas de embreagens que estão no interior das embalagens originais.
Porém será que unicamente uma marca pode ser A MAIS ADEQUADA em todos os projetos que já confeccionou? Complicado né?
Por causa disso nós não escolhemos UMA marca como sendo a melhor, porém sim o seu projeto em determinada peça.
Vamos dar um exemplo:
O Kit Gol Ap 1. 8/2. zero. Muitas Marcas fabricam este kit para esse veículo: a Sachs, a Luk, a Valeo…
Para a gente irá valer quem fabricou o melhor kit para esse carro.
E para a gente o adequado seria aquele que dura mais e dá menos problemas, simples assim.
No entanto, devemos avaliar o custo também e por aí vai.

CONCLUSÃO ACERCA DA MAIS ADEQUADA MARCA DE EMBREAGEM

Não há a melhor marca contudo, sim, AS MELHORES MARCAS. São elas:
LUK – SACHS – VALEO – EMBREAGENS ORIGINAIS GM/FIAT/FORD/VW.
Um kit Luk pode alternar entre R$200 e R$700 Reais segundo o modelo, portanto vale a pena dar uma pesquisada em diversas lojas e ver qual sai mais em conta.

Disco de embreagem

disco-de-embreagem, O Disco de Embreagem é a ligação entre o motor e a transmissão do automóvel. Conheça mais com relação a este importante componente do conjunto:

Função e Atividade

Função – Gerar o atrito essencial para conduzir a rotação do motor para o câmbio, permitindo conexões suaves entre as mudanças de marchas, e filtrando as oscilações torcionais procedentes do motor. O agrupamento tem inclusive a incumbência de proteger o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.
Atividade – O disco é forçado pelo platô ao volante do motor, conduzindo o torque criado pelo motor à transmissão.
Na ocasião em que pisamos no pedal, este deslocamento é conduzido via cabo até o garfo, que apertando a mola membrana, solta o disco, cessando a transmissão de torque.

Atrito

A dificuldade com que uma face desliza sobre outra é estabelecida pelo atrito.
O disco possui uma face elaborada para criar atrito suficiente a fim de ligar de maneira suave e transportar a rotação do volante de forma integral.
Os discos possuem revestimentos orgânicos constituídos fundamentalmente de fibras estruturais impregnadas com soluções de resina sintética, borracha, cargas orgânicas e minerais.
Estes modelos se enquadram tanto em transmissões mecânicas quanto automatizadas, diferentemente da transmissão automática – que usa conversor de torque no lugar da embreagem.

Sintomas e Vida Útil

Sintomas:

  • Acionamento pesado do pedal;
  • Complicação de engrene das marchas;
  • Vibração do pedal;
  • Transmissão de torque do motor patinando;
  • Barulhos no acionamento.

Vida Útil:
Aconselhamos alterar o disco a cada 60 mil quilômetros
* Leia o manual do Fabricante do seu veículo.