Várias vezes, a necessidade de assistência do carro é menosprezada pelo proprietário do automóvel. Trocar o óleo lubrificante é uma das formas mais acessíveis e mais em conta de se certificar de que o automóvel continuará operando em ótimo estado.
De um modo abrangente, o conselho é para que a substituição do óleo venha a ser elaborada a cada 5.000 quilômetros rodados. Embora isso não prejudique seu carro, não é exatamente necessário, especialmente quando se trata de automóveis novos.
Normalmente, de seis mil e quinhentos a dez mil quilômetros ainda é um intervalo admissível para preservar o seu repositório de óleo.
Mas como saber se o óleo encontra-se bom ou ruim? Observe muitos dos sinais que o produto e o motor do carro vão apresentar:
Óleo preto e com partículas? atente-se!
Esse aspecto é o que você necessita treinar seu olho a notar. A cor natural do óleo é mais para um castanho, o líquido, que é denso, irá escurecer depressa após algumas semanas de utilização.
Uma vez que você começa a enxergar partículas mescladas a esse óleo preto é porque chegou a hora de trocar o produto. Se você não quer sobrepesar o filtro até o ponto em que os contaminantes cheguem a despencar no motor, arrume o mais rapidamente possível a troca do óleo logo que constatar a variação da tonalidade e aspecto do óleo.
Ruído esquisito no motor é sinal de defeitos
O óleo engraxa o seu motor. Sem lubrificação, as engrenagens começarão a roçar umas nas outras, a ranger, gerando barulhos mais intoleráveis do que você está habituado a ouvir dentro do capô do veículo.
Substituir o óleo antigo por um novo é capaz de evitar dores de cabeça piores.
Não se recorda da última vez que fez a troca?
Além de certificar-se de que o óleo está no nível certo, a coisa mais fundamental sobre compreender se a época da troca de óleo está perto é fazer um cronograma de substituição.
Caso você não consiga se lembrar da última vez que os fluidos do motor do seu veículo foram substituídos, então troque o óleo independentemente de ter convicção quando foi a substituição anterior. Guarde a data da troca atual e faça um planejamento de troca por tempo e/ou quilômetros rodados.
A luz de verificação do motor no painel do carro não fica apagada
Muitos carros hoje possuem seu próprio sinal de medidor de óleo, todavia, para os mais velhos, a luz do controle do motor é capaz de se mostrar quando há algo errado com o lubrificante.
Antes de perder tempo tentando checar todo o resto de problemas que o motor é capaz de manifestar, deixe o processo mais simples e verifique a vareta do óleo primeiro.
Situação de baixo nível de óleo
O motor irá, gradativamente, “beber” o óleo. É o que acontece, no momento em que o fluido está em uso por um tempo. Mesmo assim, quando o óleo está velho ele, possivelmente, não vai estar fazendo o seu trabalho com tanta eficiência.
E no momento em que o óleo não está de fato fazendo seu trabalho, o motor irá usar cada vez mais fluido a fim de assegurar que seu funcionamento esteja sem problemas.
Quando você vê o nível do fluido do motor ficar exageradamente baixo, não é somente completar o óleo. Observe a textura do produto. É capaz de ser hora de fazer a troca inteira.